Estes são os desafios da TRC, para a sua startup trazer uma solução inovadora.
Desafio 1: CLASSIFICAÇÃO E LEITURA DE DEFEITOS DOS SERRADOS
Contextualização
Atualmente, o processo de classificação de tábuas é realizado de forma manual, onde cada colaborador analisa peça por peça e forma novos pacotes de acordo com as características observadas visualmente. No entanto, enfrentamos alguns desafios como desvios no padrão da classificação, onde cada colaborador pode identificar defeitos de maneiras diferentes resultando em variações, e impacto no tempo de produção onde o processo é feito de forma manual aumentando o tempo necessário para completar o pedido.
Impactos Gerados
Temos um aproveitamento geral de 90%, mas grande parte desse volume está concentrado em tábuas de menor valor, isso está ligado a qualidade das toras, mas também a forma de classificação. Quanto ao tempo para produção dentro da marcenaria, temos uma média de 8 dias para classificar e formar um pedido de 40m³.
Soluções esperadas
Solução tecnológica para leitura das tábuas e otimizar a padronização da classificação reduzindo o tempo de produção.
Desafio 2: MAPEAMENTO, PREDIÇÃO E PREVENÇÃO A DOENÇAS
Contextualização
A Teca é afetada por algumas doenças como: Ceratocystis, cancro,... Esses patógenos causam danos, normalmente na base da árvore, afetando a qualidade da madeira e gerando perdas.
Atualmente, as doenças em campo são quantificadas através das parcelas medidas no inventário florestal, onde ocorre a estratificação e extrapolação dos dados. Isso pode causar uma subestimativa das doenças presentes em campo, resultando em uma perda de volume maior do que a esperada.
Impactos Gerados
Atualmente, nas árvores identificadas como doentes, a empresa estima que cerca de 50% do volume é perdida. No entanto, ainda não temos um método não destrutivo para estimar o volume.
A quantificação (% de indivíduos doentes) também é realizada através de coleta de dados em campo, o que gera custo e nem sempre resulta em um dado correto, pois a doença não tem uma distribuição uniforme.
Soluções esperadas
O cenário ideal seria a identificação precoce de doenças para realizar o manejo correto e evitar que se espalhem para outros indivíduos. Através da identificação e cálculo correto, também poderemos estimar melhor a quantidade de indivíduos acometidos e a perda de volume causada.